1. Primeiro Seminário de Saúde Mental UFAL – Campus Arapiraca
  2. Primavera Livre
  3. O que são Centros Acadêmicos?
  4. Alunos do curso de Administração da UFAL campus Arapiraca organizam o V Encontro de Gestão para o Desenvolvimento.
  5. DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SE MANIFESTAM QUANTO O DESCASO COM O GINÁSIO E PISCINA DA UFAL CAMPUS ARAPIRACA
  6. HORAS COMPLEMENTARES: EXIGÊNCIA ACADÊMICA, OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E AMPLITUDE DO CONHECIMENTO.
  7. Musicar tem resultado final dos artistas classificados para a última fase do concurso
  8. Curta Metragem de Arapiraca é selecionada para Festival Internacional em São Paulo
  9. CONFIRA QUEM SÃO OS PRIMEIROS CLASSIFICADOS PARA A FINAL DO MUSICAR
  10. Projeto Som do Campus abre inscrições
  11. Senac oferta cursos que contam como horas complementares
  12. Começa votação para o I Festival de Música na UFAL Campus Arapiraca.
  13. Assistência Estudantil: Bolsa Pró-Graduando – BPG.
  14. Vamos falar sobre Monitoria e Tutoria Acadêmica?
  15. Eliane Oliveira: a Leitora do Brasil em terras africanas
  16. Curso de Letras se debruça no universo infantil de Cecília Meireles
  17. SBPC abre seleção para monitores voluntários
  18. I Festival de Música da UFAL – Arapiraca
  19. I Encontro Consultivo de Psicologia em Unidade de Palmeira dos Índios
  20. LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores.
  21. AGRICULTURA FAMILIAR UFAL ARAPIRACA
  22. Deficiência nos setores noturnos da UFAL – Campus Arapiraca
  23. Transferência Externa – Ufal
  24. FÍSICA ALÉM DA SALA DE AULA
  25. Intervalo de Terça
  26. Herbário Arapiraca (HARA) – Trilhando conhecimento
  27. Entrevista com o bibliotecário Márcio Albuquerque
  28. TRONCO INICIAL: “Eis a questão.”
  29. CLAUDEMIR CALIXTO – UM POETA ATEMPORAL E EXISTENTE
  30. Acessibilidade na Universidade
  31. O olhar investigativo da Arquitetura
  32. Educação Física
  33. Experimentos da agronomia – destaque do mestrando Junior Alcântara
  34. Medicina: a arte da cura
  35. Laboratório de informática: Quem pode?
  36. Navegando no mundo da Administração
  37. Ciências Biológicas: Construindo um meio ambiente mais saudável
  38. O Universo da zootecnia: Ufal Arapiraca
  39. Física e seus fenômenos: conheça um pouco mais!
  40. A importância dos laboratórios da UFAL campus Arapiraca no curso de Química
  41. Ciência da Computação. Fique por Dentro.
  42. Enfermagem de perto UFAL Campus Arapiraca
  43. Agronomia – O dom do campo.
  44. Pedagogia a arte da aprendizagem
  45. Administração Pública: Formação de Gestores e a Arte de Gerir
  46. A matemática está em tudo
  47. Letras – Conhecendo e aprendendo sobre esse universo

O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação.

O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos, quanto dar aulas.

Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país.

Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação à distância.

Especializações: o que são?

É comum imaginarmos que o profissional em pedagogia atue na área de educação infantil e no ensino fundamental. No entanto para o pedagogo, abre-se um leque de possibilidades que muitos profissionais na área de pedagogia desconhecem; são as “especializações”.
As especializações são cursos de pós-graduação que estudam áreas específicas do conhecimento, atualizando e capacitando o profissional para o mercado de trabalho. Dentre o vasto número de especializações podemos citar a pedagogia empresarial, pedagogia social, pedagogia hospitalar, produção de material didático, gestão escolar, cursos à distância, treinamento de recursos humanos, psicopedagogia, educação especial, orientação educacional, coordenação ou supervisão de ensino entre outras.
A pedagogia empresarial consiste na procura de metodologias que transmitem a motivação, a criatividade e o empreendedorismo. Compete ao profissional lidar com o trabalho de equipe a fim de alcançar os objetivos do mesmo em um mercado competitivo.
A pedagogia social caracteriza o profissional envolvido e dedicado a atuar em áreas sociais, em situação de risco promovendo questões de interesse da sociedade como um todo, podendo atuar em entidades governamentais e não-governamentais (ONGs).
A pedagogia hospitalar consiste na atuação do profissional pedagogo no desenvolvimento em ações educacionais envolvendo crianças e adolescentes enfermos ou hospitalizados.
Produção de material didático o pedagogo elabora os materiais didáticos para o ensino fundamental e livros infantis, promovendo assim práticas para construção do conhecimento.
Gestão escolar compete ao profissional ser envolto as necessidades da prática educativa, participando no planejamento escolar, cumprindo o projeto político-pedagógico. Deverá lidar também com situações referentes aos aspectos curriculares, estruturais, financeiros e até com a gestão de recursos humanos.
Cursos à distância é uma área que vem crescendo bastante, o profissional pedagogo atua principalmente como gestores e tutores, na produção dos materiais didáticos auto-suficientes, elaborando currículos e planos de ensino.
Treinamento em recursos humanos é comum as grandes empresas solicitarem o profissional especializado nessa área para atuar em elaboração de projetos de capacitação profissional, desenvolvimento de conteúdos programáticos, obtendo assim o desempenho dos funcionários, sua auto-estima e motivação.
A psicopedagogia para esta especialização o profissional desenvolve áreas como Didática, Psicologia e Sociologia no intuito de adquirir resultados satisfatórios no processo de conhecimento de estudantes, através da análise investigativa.
Educação especial o profissional especializado tem uma missão desafiadora , a área em ação consiste no desenvolvimento educacional para os educandos com deficiência.
Orientação educacional o profissional socializa com o discente em sua formação, estabelecendo assim o diálogo entre aluno e professor tendo como objetivo a melhora do processo de aprendizagem.
Coordenação ou supervisão de ensino consiste o profissional ter planejamento, gestão educacional, atua ativamente na articulação, no gerenciamento e no acompanhamento das ações pedagógicas nas escolas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com